29/01/2024

Automação residencial: 8 tecnologias para casa conectada e inteligente

Helbor

Descubra o que é automação residencial, quais os benefícios e 8 tecnologias indispensáveis para ter segurança, comodidade e acessibilidade!

Automação residencial: 8 tecnologias para casa conectada e inteligente

O sistema de automação residencial vem ganhando espaço nas casas brasileiras há alguns anos. A busca por segurança e comodidade contribui para o aumento na implantação de tecnologias inteligentes.

De acordo com a pesquisa realizada pela Fortune Business Insights, a previsão para o faturamento do mercado de automação residencial deve crescer em média 12,3% ao ano. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as vantagens da implementação desse sistema.

Por isso, trouxemos algumas informações essenciais sobre o assunto. A seguir, conheça os benefícios da automação residencial e 8 exemplos de tecnologias que vão tornar sua casa inteligente e conectada.

O que é a automação residencial

A automação residencial consiste em um conjunto de tecnologias e sistemas que permite ao morador controlar e gerenciar diferentes dispositivos e equipamentos em sua casa ou apartamento.

Tudo isso pode ser acessado de forma automatizada e integrada por meio de dispositivos, assistentes virtuais e aplicativos. Alguns exemplos envolvem:

  • iluminação;
  • sonorização;
  • monitoramento remoto de câmera;
  • fechaduras inteligentes.

Quais são os benefícios da automação residencial?

Confira as principais vantagens da automação residencial.

Conveniência

Esse conjunto de tecnologias contribui para o controle de dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos em um único lugar. Seja um tablet ou smartphone, o morador poderá acessar todas as tecnologias implementadas em poucos segundos.

Economia de energia

O consumo de energia pode ser reduzido com a implantação da automação residencial. Isso porque, o sistema permite controlar o uso da energia em dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos.

Segurança

A segurança é outra vantagem que a automação residencial oferece. O sistema contribui para aumentar a segurança que pode ser controlada remotamente. Assim, é possível ter acesso à câmeras, luzes e sistema de alarmes mesmo fora de casa.

Comodidade

A automação contribui para a comodidade ao permitir o controle remoto da temperatura, iluminação, som, cortinas, trancas, sensores e outros sistemas que fazem o ambiente ficar mais confortável para a sua família.

Acessibilidade

A acessibilidade é fundamental para famílias com crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência (PcD). A automação de uma casa facilita o acesso às funções como controle de luzes, abertura de portas, cortinas, entre outros.

Valorização

A automação agrega grande valor à residência. Afinal, esse é um investimento que melhora a qualidade de vida dos habitantes. Por isso, torna o imóvel mais atraente e eleva seu valor para potenciais negociações, especialmente com investidores.

Quais os 3 elementos básicos de um sistema de automação?

A automação é composta por 3 elementos: energia, instruções e sistema de controle. Tais elementos fazem parte de outros mais específicos. No entanto, são parte indispensável para qualquer sistema automatizado.

8 tecnologias para transformar o lar com a automação residencial

1. Lâmpadas

As lâmpadas são as mais conhecidas na automação residencial. Por meio dessa tecnologia, o morador pode controlar qualquer lâmpada de casa a qualquer hora. Isso pode ser feito por meio de aplicativo, comando de voz via assistentes virtuais, ou controle inteligente.

A iluminação completa associada à automação é uma excelente forma de garantir economia de energia. Além disso, leva comodidade e segurança ao morador. Afinal, é possível acessar as luzes de casa de qualquer lugar.

2. Sensores e interruptores inteligentes

Muitas vezes os sensores podem não ser executados corretamente. Desse modo, as luzes acabam acendendo sem necessidade ou apagando em momentos inoportunos. Por esse motivo, automatizar esse sistema também é uma boa ideia. Da mesma forma, os interruptores.

A automatização com interruptores inteligentes é muito prática para garagens, casas com escadas, apartamentos maiores, imóveis com áreas externas, entre outros. Assim, o morador pode acender o espaço antes mesmo de adentrá-lo, ideal para visualizar o ambiente, evitar problemas quando as mãos estão ocupadas, ou mesmo para desligar uma luz esquecida acesa.

4. Fechadura inteligente

A smart lock é um sistema capaz de levar praticidade e segurança para o morador por meio de uma fechadura inteligente. Essa tecnologia evita imprevistos quando as chaves são esquecidas, ou mesmo perdidas. Além disso, permite controlar o acesso a visitas e moradores.

Outro diferencial dessa automação é o bloqueio ao acesso em horários específicos, possibilitando o acionamento do sistema por meio da proximidade de dispositivos, senha e comando de voz.

5. Cortinas e persianas inteligentes

A automação residencial também permite abrir cortinas e persianas da casa com facilidade, usando um controle remoto ou uma programação pré-definida. Assim, o morador garante o conforto e a praticidade que sua família merece.

6. Ambientação e sonorização nos cômodos

A ambientação e sonorização de ambientes permite controlar caixas de som instaladas em diferentes pontos do imóvel. Entre os locais mais comuns estão salas de TV, salas de estar, áreas gourmet, piscinas e quartos.

7. Assistentes virtuais

A automatização residencial pode ser feita por assistentes virtuais. Por isso, adquirir uma tecnologia como essa é uma grande vantagem. Esse equipamento pode ser instalado em diferentes áreas. Assim, o controle de voz pode ser acionado para programar alarmes, reproduzir músicas, acender a iluminação e controlar outros dispositivos compatíveis.

8. Climatização

A climatização dos ambientes também pode ser inteligente. Por meio do sistema de automação, é possível ajustar, desligar ou acionar itens como ar-condicionado, ventiladores, e aquecedores. Assim, a temperatura pode ser controlada por dispositivos, assistentes virtuais ou aplicativos.

Como vimos ao longo do texto, a automação residencial oferece diversos benefícios aos moradores. Seja implementando um sistema completo ou algumas possibilidades, é possível tornar sua casa moderna e inteligente, garantindo segurança, comodidade e economia.

Gostou destas informações? Confira também o que é, como funciona e quais as vantagens do Helbor Personalize!

Resumindo

O que pode ser automatizado em uma residência?

Equipamentos e sistemas eletrônicos, como tomadas, interruptores, lâmpadas, cortinas, persianas, ar-condicionado, fechaduras, sensores de vazamento, fumaça e consumo de água e energia.

O que é automação de residência?

Conjunto de tecnologias que permite programar eventos e facilitar tarefas em casa. Assim, atividades que antes dependiam do morador passam a ser automáticas.

Quais os principais sistemas de automação residencial?

Os principais sistemas de automação residencial são aqueles que integram os diversos equipamentos e sistemas eletrônicos da sua casa em uma central controladora ligada à rede de internet.