07/08/2024

Corrida de rua: esporte entre amigos

Helbor

Corredores amadores encontram nas assessorias esportivas orientação profissional para treinarem da maneira correta e garantirem melhores resultados

Corrida de rua: esporte entre amigos

Por Nathalia Molina A corrida promove uma jornada transformadora, costumam dizer em coro os atletas amadores. O esporte tem conquistado cada vez mais adeptos, o que tem refletido no aumento do número de assessorias esportivas, boa parte delas comandadas por corredores profissionais. Para os participantes, elas são uma forma de manter a motivação em alta e de garantir a orientação correta na execução do exercício. “É muito importante o auxílio desses profissionais, pois eles fazem a análise da biomecânica do atleta para a correção da postura, pisada, posição dos braços, entre outros detalhes que influenciam diretamente no desempenho do atleta”, explica Alexandre Fortine, Gerente de Planejamento Financeiro da Helbor. Praticante de corrida desde 2009, Fortine percebeu que treinar sozinho não seria o caminho ideal para garantir os melhores resultados. Há 15 anos entrou para o universo dos grupos de corrida. “Hoje sou atleta da assessoria do Ademir Paulino, bicampeão mundial de aquathlon”, diz.

De acordo com o médico e docente do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina, Martim Elviro de Medeiros Junior: “A corrida é um dos exercícios mais completos, pois previne doenças cardiovasculares, obesidade e osteoporose. Também tem se mostrado uma grande fonte para prevenção de depressão e ansiedade, além de alguns tipos de câncer”, afirma.

O médico de Família reforça que antes de começar devem ser afastadas doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos e neurológicos que possam envolver risco de queda. “Sempre é interessante não exceder os limites do corpo e dosar o esforço. A maioria dos parques públicos tem profissionais de educação física e grupos de corrida que fazem estas orientações”, lembra.

Esse é o caso de Acyr de Oliveira Pereira, Diretor de Controladoria da Helbor, que passou a correr de forma rotineira em 2015. “Cheguei a pesar mais de 120kg e fiz cirurgia bariátrica. A corrida virou meu esporte e comecei para acompanhar minha mulher”, conta.

Para treinar, Acyr conta com a orientação de um personal para musculação e também da atleta profissional Giovanna Martins. A profissional explica que “ainda que o objetivo seja apenas melhorar a qualidade de vida, o esporte exige prática contínua”.

Acompanhando turmas de corrida no interior paulista, Giovanna pontua a importância dos treinos assistidos, uma vez que é fundamental a correção de postura e olhar questões ortopédicas de forma geral. “Profissionais de Educação Física estão preparados para lidar com isso, pois estudam anatomia e biomecânica. Seja atleta iniciante, amador ou profissional, tem de ter acompanhamento.”

Dicas para corredores iniciantes Para aspirantes ao mundo das corridas, Alexandre Fortine recomenda começar com caminhadas mais longas. Uma dica que ele dá é a de se envolver de verdade com o esporte. “Sou corredor de rua há 15 anos e ainda sinto essa paixão. Esse processo de treinar, se preparar, é uma das formas de se recriar. Apaixonem-se pelo processo”, diz.

Conforme o corredor vai evoluindo, chega a hora de começar a participar de competições nacionais e internacionais. “Foram inúmeras as provas ao longo desses 15 anos. Minha primeira foi Maratona de Buenos Aires, em 2015, e posso dizer que foi um verdadeiro aprendizado de resiliência, disciplina e dedicação”, relembra.

Outra corrida marcante para ele foi a Maratona de Nova York em 2023. “A mais famosa do mundo e com o maior número de participantes, cerca de 50 mil atletas. Além de ser um sonho realizado, é uma prova com uma energia inexplicável”.

Os quase dez anos de corrida também foram marcantes para Acyr. “As provas que mais me marcaram foram as duas meias maratonas (21 km) que completei: uma no Rio de Janeiro, em maio de 2019, e a Run Disney Princess Half Marathon, em Orlando, em fevereiro deste ano”.

LISTA - Assessorias esportivas A introdução de conceitos e o apoio em eventuais adaptações na rotina para a prática da corrida são algumas das vantagens de contar com o serviço de uma assessoria esportiva. Os participantes também podem incentivar uns aos outros. Assim, o grupo mantém a motivação necessária para a continuidade dos treinos, mesmo em possíveis dias de desânimo. Antes de se decidir por uma, pesquise a reputação da assessoria esportiva, pergunte sobre a metodologia usada e verifique os lugares disponíveis para treino. Veja a seguir algumas opções de profissionais e empresas que prestam o serviço.

Giovanna Martins Assessoria: A atleta acompanha presencialmente turmas de corrida em Salto e Indaiatuba, no interior paulista. Para quem vive em outras cidades do país, ela oferece planilha online. É embaixadora do projeto social Sementinhas, que propõe a transformação na vida de crianças e adolescentes por meio do esporte. No Instagram, Giovanna dá dicas sobre exercícios e tênis, mostra os alunos em treinos e provas. @giovanna_martins_assessoria/

Ademir Paulino Assessoria Esportiva: Organiza treinos pela manhã e à tarde na cidade de São Paulo, nos parques Ibirapuera e Severo Gomes, além da área da Universidade de São Paulo (USP), aos sábados. Fundou o Instituto Ademir Paulino para levar a corrida a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. ademirpaulino.com RunFun: Possui 30 anos de existência, dedicados a diversas modalidades: corrida, ciclismo, caminhada, funcional e triathlon. O time de professores de Educação Física se reúne com os participantes em parques e pontos de apoio de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para quem não quer o acompanhamento presencial ou mora em outras cidades, a empresa também tem plano mensal de treino online. runfun.com.br Flow Assessoria Esportiva: Uma atleta, uma nutricionista e uma empresária se juntaram em 2007 para criar esta que é uma das mais conhecidas assessorias esportivas de São Paulo. Há mais de 10 possibilidades de treino por semana, pela manhã e à noite, espalhados em pontos como: Parque do Ibirapuera, Pacaembu, Parque do Povo, USP e Real Parque. Organiza treino off road na Serra da Cantareira e no Pico do Jaraguá, entre outros lugares. clubefloow.com Prime Run: Faz um trabalho integrado entre profissionais da área da saúde, aliando treinadores, nutricionistas, massoterapeutas e fisioterapeutas. O Treino de Força para Corrida é realizado no espaço da empresa no sudoeste de São Paulo, enquanto a assessoria de corrida ocorre no Ibirapuera, Parque do Povo e na USP, principalmente em turmas pela manhã. primerun.com.br