14/08/2024
A (r)evolução das varandas gourmet
Helbor
Saiba como inovar neste espaço-curinga cada vez mais valorizado na arquitetura de grandes empreendimentos Por Heloísa Cestari
Tempos atrás, as varandas eram consideradas um mero espaço para contemplar a paisagem ao ar livre. Depois, elevadas ao status “gourmet”: ficaram maiores e ganharam elementos como churrasqueira, pia, mesa e sofás. Hoje, muito mais do que um ambiente para descansar ou receber os amigos, as varandas têm se revelado um dos cantinhos mais versáteis da casa, ocupando papel de destaque em projetos inovadores e cheios de personalidade. Uma das tendências que ganharam força nos últimos anos foi a de integrar os ambientes à varanda a fim de conferir mais luz e amplitude ao interior dos apartamentos e, ao mesmo tempo, estender a sensação de “ar livre” para dentro de casa. “Em São Paulo, principalmente no pós-pandemia, a varanda passou a ser um espaço muito desejado por conta dessa necessidade de se olhar para fora. Isso se refletiu no mercado, que registrou um número grande de pessoas querendo trocar seus apartamentos por outros com varandas maiores, melhores e mais adequadas ao uso”, explica o arquiteto Wilson Marchi. Dentro desse contexto, a varanda passou a ser não apenas um espaço contemplativo ou gourmet para assistir a uma partida de futebol com a família enquanto se está preparando um churrasco, mas também de convívio nas mais variadas situações do dia a dia, alçando o status de protagonista na decoração de interiores. “Muitas pessoas transformaram suas varandas em áreas de home office, de exercícios (colocando ali uma bicicleta ergométrica ou tapetinho de ioga), de bem-estar, brinquedoteca, espaço de leitura ou simplesmente eliminaram um dos dormitórios para ter uma sala ampliada e totalmente conectada com a varanda.”
Outra tendência apontada por Wilson é a de trazer mais verde para dentro de casa, seja por meio de uma pequena horta com temperos para o espaço gourmet, seja inserindo um jardim vertical com plantas de maior porte. “São várias possibilidades de ocupação desse espaço que, cada vez mais, ganhou relevância na história da arquitetura. Sem contar que as varandas geram uma volumetria interessante para o traçado arquitetônico”, completa Wilson. Confira a seguir alguns projetos de interiores desenvolvidos pela arquiteta Consuelo Jorge para transformar esse cantinho do lar em um espaço inovador, integrado aos demais ambientes do apartamento ou adaptado para atender às mais diversas finalidades conforme os desejos, as necessidades e o estilo de vida de cada morador.
MAIS ESPAÇO Um dos grandes desafios do projeto de interiores deste apartamento no bairro de Pinheiros, em São Paulo, foi a otimização do espaço. Com apenas 40 m², a solução foi criar alternativas para que o morador, um jovem solteiro, pudesse viver com conforto, cozinhar e receber os amigos. Por isso, a varanda foi totalmente integrada ao resto da casa e os ambientes foram setorizados pelo próprio mobiliário. A cozinha é extremamente funcional, os armários ganharam a função de bancos e foi incluída uma mesinha para refeições que acomoda até quatro pessoas. Destaque para a estrutura metálica suspensa que circunda a coifa. Além de proporcionar um efeito visual moderno, pode ser usada para acomodar plantas e objetos.
VARANDA FITNESS Para traduzir a personalidade moderna da proprietária deste apartamento no Jardins (uma triatleta de alta performance, que adora receber amigos), Consuelo Jorge uniu um espaço fitness à varanda com churrasqueira, que está organicamente integrada ao living, de 120 m², por meio dos panôs de vidro de correr, que demarcam as fronteiras e podem ser fechados sempre que desejar. Peças de design assinado tornam o ambiente ainda mais elegante.
AMBIENTES INTEGRADOS O ponto forte do projeto de interiores desenvolvido pela arquiteta Consuelo Jorge neste apartamento na região do Ibirapuera, em São Paulo, é a integração dos ambientes. A varanda, antes ociosa, foi integrada à área social, criando um amplo espaço que abriga a mesa de refeições, a cozinha e o living. Já os grandes janelões de vidro permitem que as copas das árvores da rua ‘invadam’ os interiores, trazendo um efeito visual impactante e muito agradável para o morador.
CAMAROTE PARA O VERDE O ponto de partida deste projeto na Vila Olímpia, em São Paulo, foi explorar ao máximo o visual incrível que a arquitetura do prédio proporciona. Nas duas varandas que foram integradas à sala, o conforto é uma palavra de ordem. Foi criado um lounge para receber os amigos e apreciar a vista do 11º andar, onde é possível colher jabuticabas e ver passarinhos nas árvores. Um painel ripado em bambu faz a marcação do volume da TV e camufla a porta que dá para a área de serviço e rouparia. Outro destaque é o confortável sofá com módulos tanto para a sala de estar como para a cozinha, que tem a função de aconchegar quem assiste à TV e acomodar os amigos que estão socializando em torno da cozinha.