07/08/2023

Sair do aluguel: como conquistar a sua casa própria?

Helbor

Realizar o sonho da casa própria é possível. Conheça as principais dicas que vão ajudar você a sair do aluguel e conquistar o imóvel ideal!

Sair do aluguel: como conquistar a sua casa própria?

Sair do aluguel é a vontade da maioria dos brasileiros que ainda não realizaram o sonho da casa própria. Se você faz parte dessa população, as dicas que preparamos neste artigo vão ajudar a realizar essa grande mudança. Confira tudo o que você precisa saber para sair do aluguel e comprar a casa ou apartamento próprio!

Vantagens em ter uma casa própria

Sair do aluguel tem inúmeras vantagens. A principal delas é a possibilidade de investir em uma propriedade sua. Afinal, o valor pago no aluguel garante apenas o direito de usar o imóvel.

Já ao pagar uma parcela de empréstimo ou financiamento, o valor faz parte da aquisição do imóvel que, ao final do acordo, será seu. Além disso, a segurança é outra vantagem, ou seja, não será necessário se preocupar com aumento no aluguel, problemas de manutenção, mudanças repentinas, entre outros. Não para por aí. Sair do aluguel ainda traz benefícios como:

• Valorização do Imóvel • Aumento no Patrimônio • Realização Pessoal • Autonomia no Imóvel • Qualidade de Vida • Conforto e Segurança

Erros que impedem você de sair do aluguel

Sair do aluguel nem sempre é uma tarefa simples. Uma decisão como essa exige planejamento e controle, principalmente financeiro. Assim, é comum que muitos que almejam uma casa própria não consigam sair do aluguel devido a erros aparentemente insignificantes. Veja quais são esses erros e evitá-los.

Não ter planejamento financeiro

O primeiro e principal erro que impede você de sair do aluguel é a falta de planejamento financeiro. Comprar um imóvel sem planejamento é um grande erro.

É fundamental que você possa visualizar seus gastos, quitar dívidas, entender quanto da renda pode ser comprometida e economizar antes mesmo de sondar uma casa ou apartamento para comprar.

Ter gastos desnecessários

Se você fizer parte da população que não conta com um grande montante para comprar uma casa à vista, economizar é o caminho. Para isso, cortar gastos desnecessários é fundamental. Ao adotar um planejamento financeiro, você deve repensar o estilo de vida, avaliando os gastos fixos e identificando os supérfluos. Assim, a chance de sair do aluguel se torna cada vez mais real.

Os gastos desnecessários são aquelas contas que podem ser evitadas, como jantares frequentes, compras excessivas, etc. No entanto, nem sempre esses gastos são fáceis de visualizar.

Em muitos casos, você pode economizar um grande valor fazendo mudanças que podem parecer pequenas no dia a dia. Veja pelo exemplo a seguir: vamos imaginar que você faz questão de tomar um café expresso diariamente a caminho do trabalho. Ou que, sempre após o almoço, decide comer um chocolate.

Se cada um desses desejos custou R$2,00, ao final do ano, você terá gasto mais de R$500,00 só em café ou chocolate. Isso pode representar uma quantia insignificante ao longo do dia. No entanto, a longo prazo, é um valor que pode ser economizado para quitar as parcelas do seu empréstimo ou financiamento.

Sentir-se inseguro para comprar um imóvel

Muitos que sonham em sair do aluguel não dão prosseguimento a esse desejo por medo de não conseguir quitar as parcelas do imóvel adquirido. Entretanto, quando é feito um planejamento financeiro, corte de gastos desnecessários e economia, esse sonho pode ser realizado com segurança.

Ainda que demore um pouco para acontecer, mais até do que você gostaria, a compra no tempo certo evita riscos como perder o imóvel para os credores ou não ser capaz de arcar com outros custos, como as despesas fixas do imóvel, incluindo condomínio, contas de água e luz, entre outros

Por isso, organizar a vida financeira e resolver pendências é fundamental para perder o medo de sair do aluguel e aumentar a confiança de que o plano da casa ou apartamento próprio está perto de se concretizar.

Não achar que um imóvel é um bom investimento

Quem nunca ouviu que sair do aluguel nem sempre é a melhor opção?! A verdade é que, comprar um imóvel só não é uma boa escolha quando você ainda não está preparado financeiramente.

Esse é um investimento seguro, que está sempre em valorização. Além disso, ao comprar um imóvel você garante conforto e tranquilidade à sua família, aumentando seu patrimônio.

Não conhecer as opções de financiamento

Não conhecer as opções de financiamento também faz parte dos erros que te impedem de sair do aluguel. É comum encontrar pessoas que acham que a compra de um imóvel deve ser feita à vista, com a economia de uma vida toda.

Contudo, o mercado imobiliário se atualiza constantemente, facilitando a compra de propriedade para fazer a economia girar. Dessa forma, é possível encontrar diferentes formas de financiamento que podem ajudar na hora de adquirir sua casa ou apartamento.

Dicas para sair do aluguel

Após conhecer os erros que te impedem de sair do aluguel, é hora de conferir algumas dicas que vão ajudar na organização para que o sonho da casa própria seja realizado. Confira as principais a seguir.

Organize suas finanças

Sim, organizar as finanças é fundamental. Lembre-se que não ter um planejamento financeiro é um dos principais erros para não sair do aluguel. Comece criando uma planilha para anotar os gastos fixos e variáveis. Assim, você pode entender melhor seu fluxo financeiro. Anote todas as contas, como aluguel, água, luz, telefone, escola, mercado, internet e mais.

Essa também é uma forma de identificar os gastos desnecessários e cortá-los do seu orçamento. Anote também o ganho mensal de todos que poderão contribuir para pagar as parcelas do financiamento.

Quite todas as suas dívidas

Se você tem alguma dívida no momento, é importante quitá-la o mais rápido possível. Afinal, ao solicitar um financiamento ao banco, uma dívida pode ser usada como motivo para que o pedido seja negado.

Economize mensalmente

Após quitar as dívidas e evitar gastos que podem ser cortados, você perceberá que economizar é possível. O ideal é guardar aproximadamente 30% do salário ao mês. Para otimizar essa economia e multiplicar seu dinheiro, procure algumas formas seguras de investimento.

Procure imóveis de acordo com sua necessidade e possibilidade

Com um planejamento financeiro e suas contas organizadas, é hora de procurar um imóvel e começar a colocar o plano de sair do aluguel em prática. No entanto, lembre-se que essa busca deve ser baseada em alguns pontos que atendam às necessidades de sua família, como localização, valores da região, condições estruturais, número de cômodos, entre outras.

Todas essas características influenciam no valor total da propriedade. Por isso, é importante avaliar diferentes possibilidades como imóveis já prontos, em construção ou ainda na planta.

Escolher diferentes formas de pagamento

Adquirir um imóvel à vista nem sempre é possível. Por isso, existem diversas opções de pagamento, com diferentes taxas e juros que facilitam a compra. Desse modo, quando você estiver preparado para dar o próximo passo, procure uma instituição financeira, banco ou mesmo empresas imobiliárias para conhecer as possíveis formas de pagamento de um imóvel e avalie qual a ideal.

Como escolher o imóvel ideal

Para sair do aluguel e escolher o imóvel ideal, é importante entender qual atende melhor os requisitos de sua família. A seguir, veja o que deve ser feito para não errar na hora da compra, evitando arrependimento e dores de cabeça no futuro.

Defina as necessidades de sua família

Na hora de comprar um imóvel é essencial pensar em todos que vão viver naquele ambiente. Ou seja, você e sua família. Por isso, o bem precisa atender todas as necessidades dos moradores considerando a rotina de cada um.

Se você tem filhos, é importante buscar imóveis com o número adequado de quartos. É preciso avaliar condomínios de casas ou apartamentos que contem com espaço de lazer para crianças, como parquinhos, piscina, quadras, sala de jogos e campo de futebol. Além disso, considere também espaços como academia, churrasqueira, área gourmet e salão de festas.

Outra questão que deve ser considerada é a possibilidade de animais de estimação. Se você é tutor de pet, não se esqueça de verificar se animais são permitidos. Além disso, busque empreendimentos que ofereçam locais de socialização para esses animais, como parques e áreas para lazer.

Estude a região

A região da nova casa ou apartamento deve ser considerada antes mesmo de conhecer o imóvel. Isso porque, a propriedade ideal deve atender às necessidades do dia a dia também em relação a sua localização. Prefira buscar imóveis que sejam próximos do trabalho, escola, supermercados, drogarias, padarias e razoavelmente perto de hospitais, bancos e correios.

Atualmente, existem empreendimentos que oferecem comodidade como academias, mercados, sorveterias, farmácias, feiras e correios no próprio condomínio. Essa é uma boa possibilidade. Afinal, você não precisa gastar tempo e combustível para sair de casa.

A região escolhida também deve ser avaliada conforme o estilo de vida da família. Você prefere bairros residenciais, com tranquilidade ou gostaria de estar próximo de uma área comercial, com bares e restaurantes? Estude essas possibilidades antes de procurar o imóvel ideal.

Verifique a documentação necessária

O imóvel ideal para sair do aluguel deve estar com a documentação em dia. A parte burocrática da aquisição de um bem como esse muitas vezes pode ser a mais complexa. Por isso, é importante verificar a documentação necessária para a compra do imóvel e também para um possível financiamento.

Nesses casos, a instituição financeira escolhida será a responsável por informar os documentos necessários para a análise do financiamento. Com tudo aprovado, você poderá pensar na documentação necessária para a transferência do imóvel em cartório.

Como vimos no decorrer deste post, sair do aluguel é um sonho que pode ser alcançado, basta seguir as dicas para se organizar e aguardar o momento correto. Quando essa hora chegar, você estará pronto para investir em um imóvel próprio com segurança e tranquilidade.

Mas lembre-se, o planejamento financeiro é fundamental para cortar gastos, conhecer suas possibilidades e garantir que você consiga um financiamento sem grandes problemas. Assim, o sonho de sair do aluguel será concretizado com uma propriedade que atenda sua família perfeitamente!

Você gostou destas dicas e informações? Quer acompanhar mais assuntos como este? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube!

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais