19/06/2023

Por que contratar um arquiteto de interiores para apartamento na planta?

Helbor

Descubra por que contratar um arquiteto de interiores para seu apartamento na planta pode ser a melhor decisão que você irá tomar. Saiba mais!

Por que contratar um arquiteto de interiores para apartamento na planta?

Você comprou ou está procurando um apartamento na planta? Então, esse é um bom momento para contratar um arquiteto de interiores. Afinal, esse é o profissional ideal para ajudá-lo a entender qual é a planta ideal para você e transformá-la em um lar, imprimindo sua personalidade.

Neste post, você entenderá a importância de contar com um arquiteto de interiores ao comprar um apartamento na planta, as vantagens de contratar esse profissional e o que avaliar antes da contratação. Confira!

O que é um arquiteto de interiores?

A principal impressão que temos sobre o arquiteto de interiores é sobre um profissional contratado para deixar seu apartamento mais bonito.

Contudo, essa profissão vai muito além. O arquiteto de interiores visa a utilização dos espaços de forma inteligente, otimizando os ambientes e atendendo as necessidades do morador.

Outra ideia equivocada é que o arquiteto de interiores é um serviço de luxo. No entanto, esse profissional pode atuar em qualquer ambiente, seja atuando em uma casa antiga, uma sala comercial ou um apartamento na planta. Ele também é a melhor pessoa para te ajudar a aproveitar seus móveis e itens em seu novo apartamento

Conheça as responsabilidades e atribuições do Arquiteto de Interiores

O arquiteto de interiores é responsável por projetar, desenhar e planejar os espaços do imóvel, focando no bem-estar e qualidade de vida do morador. Por sua vez, o designer de interiores é um profissional voltado apenas para o ambiente, responsável pelo projeto, decoração e organização.

Assim, o objetivo do designer é atender os desejos do morador harmonizando o ambiente. Já o profissional de arquitetura de interiores avalia a estética, usabilidade e segurança dos espaços ao estudar questões técnicas e considerar aspectos culturais e históricos.

Entre as atribuições do arquiteto de interiores estão:

• escolha de revestimentos, cores e texturas; • desenvolvimento de planilhas, cronogramas e orçamentos; • contratação e negociação de mão-de-obra; • detalhamento de marcenaria; • estudo de iluminação; • alterações e pontos de elétrica e hidráulica; • detalhamento de gesso; • paisagismo; • gerenciamento da execução do projeto.

Quais são as vantagens de contratar um arquiteto de interiores para apartamento na planta?

Para entender as vantagens de contratar um arquiteto de interiores, é importante entender que o projeto de interiores é muito mais que a decoração do apartamento na planta. Essa é apenas uma parte do trabalho, mais precisamente a parte final.

A atuação do arquiteto é muito mais abrangente do que apenas pensar na beleza do espaço. A seguir, confira as principais vantagens de contratar um profissional como esse para seu apartamento na planta.

Valorização do imóvel

A principal vantagem de contratar um arquiteto de interiores é valorizar seu imóvel. Esse profissional é qualificado para entender as necessidades e desejos do cliente para projetar e executar o processo de forma adequada.

O resultado é um imóvel que, aliado às características do morador, também siga alguns padrões do mercado, fator que facilita a venda do imóvel. Afinal, quando uma casa ou apartamento tem seus ambientes projetados por um profissional, os espaços são melhor aproveitados, valorizando o imóvel em caso de venda.

Otimização de espaços

O arquiteto de interiores também contribui para a **otimização do apartamento na planta. **É possível melhorar ambientes, ampliar espaços e integrar cômodos divididos anteriormente de forma inteligente.

Além disso, o profissional utiliza recursos decorativos para essa otimização, como espelhos em locais estratégicos para dar amplitude ao ambiente. Outro exemplo é a iluminação.

Um arquiteto é capaz de projetar ambientes mais confortáveis e aconchegantes aproveitando a** iluminação natural** e também artificial, aliando-as a uma decoração harmoniosa.

A otimização de espaços também é importante para a funcionalidade e usabilidade. Afinal, o morador pode apresentar necessidades ou restrições em relação à mobilidade, por exemplo.

Em uma família com bebês, pessoas com necessidades especiais e idosos, o apartamento deve ser adaptado para oferecer **segurança **e evitar que o mobiliário apresente riscos ou interfira na circulação.

Além disso, o arquiteto pode personalizar o imóvel para moradores com animais de estimação. Assim, é possível projetar espaços diferenciados e escolher materiais mais resistentes que façam parte da decoração.

Economia

A contratação de um arquiteto para projeto de interiores também resulta em economia. Isso porque, a atuação do profissional ajuda a evitar erros de execução, problemas relacionados a desperdícios, materiais inadequados que possam gerar problemas e outras situações.

Auxílio na escolha de materiais e mobiliários de qualidade

O profissional também é fundamental na hora de escolher marcas e materiais de qualidade, com excelente** custo-benefício.** Ao conhecer as características dos produtos e materiais, o arquiteto evita a compra de produtos inadequados, sem qualidade e com valores abusivos.

Particularmente, na compra de um imóvel na planta, a consultoria de um arquiteto de interiores é bastante relevante, pois o imóvel é entregue pela incorporadora somente com acabamentos nas áreas molhadas.

Para decorar e realizar mudanças no apartamento, é necessário fazer revestimentos nas demais áreas e contratação de móveis planejados, luminárias e outros itens de decoração para que o espaço fique do jeito que você deseja.

O que considerar para contratar um arquiteto?

Agora que você já conhece as vantagens de contar com um arquiteto de interiores para seu apartamento na planta, é o momento de conferir algumas dicas importantes na hora de contratar esse profissional.

É preciso analisar alguns fatores indispensáveis com muita atenção, evitando qualquer dor de cabeça no futuro. Por isso, ao escolher um arquiteto de interiores para realizar o projeto do seu imóvel, é importante:

planejar-se financeiramente: ao ter em mente quanto você poderá gastar é possível evitar gastos excessivos e dívidas;

traçar objetivos: você deve escolher os ambientes que deseja trabalhar e quais as intenções em cada um deles, assim, o arquiteto pode captar com facilidade as necessidades do morador;

identificar seu estilo: é essencial identificar qual estilo de decoração melhor se encaixa na sua personalidade. Com isso em mente, o arquiteto pode suprir suas expectativas facilmente.

Na leitura de hoje você pôde conhecer melhor o trabalho do arquiteto de interiores e as vantagens de contar com o trabalho desse profissional.

Portanto, se você busca economia, comodidade, valorização para seu imóvel e otimização dos ambientes do seu apartamento na planta, esse é o profissional certo.

Gostou destas informações? Então, fique por dentro de mais assuntos como este seguindo nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube!

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais