11/09/2023

Como organizar a mudança de apartamento? Veja dicas!

Helbor

Planejando a mudança de apartamento? Descubra como se preparar com antecedência e tornar essa experiência mais organizada e tranquila.

Como organizar a mudança de apartamento? Veja dicas!

Sem a preparação ou planejamento correto, a mudança de apartamento ou casa pode causar problemas e dores de cabeça.

Mesmo que você escolha uma empresa especializada para auxiliá-lo nesse momento, algumas complicações podem aparecer, principalmente na hora de encontrar os pertences após a mudança.

Por isso, o planejamento ajuda a manter tudo organizado. A primeira coisa a se fazer é separar os itens que vão e os que não vão fazer parte da mudança de apartamento. A partir desse momento, outras dicas devem entrar em ação.

Continue a leitura e descubra como fazer sua mudança sem preocupações, problemas e dores de cabeça no futuro!

Dicas para mudança de apartamento

Quando você está organizando a transição para um novo apartamento, é fundamental diferenciar os objetos que serão levados junto com sua família para a nova residência daqueles que serão destinados à doação ou simplesmente descartados.

Esse é o momento ideal para identificar aquilo que já não faz mais parte da sua vida e, mesmo assim, acaba ocupando grande espaço no seu lar. A seguir, confira outras dicas tão importantes quanto essa para colocar em prática na mudança de apartamento.

Contrate a instalação e desinstalação de serviços

Pode parecer algo óbvio, mas muitas pessoas acabam esquecendo de solicitar o ligamento ou desligamento de serviços essenciais, como água, energia e internet.

Imagine o transtorno de sair do aluguel para o novo imóvel e não ter luz. Ou ainda, pagar um mês a mais de água no imóvel antigo por esquecer de solicitar o desligamento.

Além desses serviços, você também deve lembrar de atualizar o endereço para a entrega de correspondências e faturas de telefonia, internet, planos de saúde, cartões de crédito, seguros, entre outros.

Essa dica é uma das mais importantes e vai ajudar a evitar problemas com multas e suspensões por atraso de pagamento.

Fique atendo aos horários estabelecidos para serviços

Além de lembrar de solicitar os serviços necessários, você deve garantir que sejam feitos dentro do horário permitido pelo empreendimento.

Na maioria dos condomínios, os prestadores de serviço têm permissão para atuar das 8h às 17h. Por essa razão, é recomendado que você consulte a administração antes de informar à equipe responsável o melhor horário para está prestando seus serviços.

Organize as caixas de mudança por cômodo

Uma forma de fazer a mudança de apartamento de forma organizada é planejar também a embalagem dos itens. Para facilitar a arrumação no imóvel novo, organize as caixas por cômodos. Assim, você economiza tempo e energia.

Por exemplo, embrulhe os itens de escritório todos juntos e identifique as caixas de forma adequada. Assim, na hora de organizar seu novo espaço, todos objetos poderão ser facilmente identificados nas respectivas caixas.

Essa é outra dica que pode parecer óbvia mas, muitas vezes, acabamos nos distraindo durante a arrumação. Além disso, quando não há planejamento, é fácil sair empacotando itens de forma desorganizada.

Escolha um serviço de transporte de mudanças confiável

Parte fundamental no processo da mudança de apartamento, o transporte deve ser feito por uma empresa especializada, com profissionais experientes e de confiança. Sempre que possível, exija contrato para o serviço e pesquise sobre a empresa antes de fechar negócio.

Desempacote as caixas essenciais primeiro

Um impulso natural é começar a desempacotar tudo o que estiver à vista no apartamento novo. No entanto, isso só vai desorganizar o que até aquele momento você manteve em ordem.

Para evitar estresse e confusão, comece desempacotando somente aqueles itens essenciais.

Entre eles, documentos pessoais, produtos de higiene, medicamentos, carregadores de celular e itens de cozinha. Afinal, você não precisa arrumar toda a mudança no mesmo dia.

Não tenha pressa! Arrume um cômodo por vez

Sua mudança está feita, os móveis e caixas estão por toda parte e claro que a vontade é arrumar tudo o mais rápido possível. No entanto, lembre-se que a mudança de apartamento é um momento marcante para sua vida e de sua família.

Por isso, aproveite para torná-la prazerosa. Você não precisa esgotar todas as energias colocando tudo em ordem no mesmo dia. Afinal, ao arrumar as caixas por cômodo, você terá facilidade para organizar tudo no lugar certo, sem misturar os itens em locais errados.

Então, não tenha pressa. Priorize ambientes como cozinha, banheiro e quarto. Assim, você pode continuar a organizar seu apartamento novo por alguns dias sem passar por apuros.

Basta deixar a geladeira e o fogão arrumados, o armário do banheiro, algumas roupas, e claro, a máquina de lavar.

O restante você pode guardar aos poucos, escolhendo o melhor lugar. Além disso, você pode contar também com profissionais para isso, como a Personal Organizer Governess.

Tenha atenção aos animais e plantas

Uma dica que não pode ficar de fora é em relação aos animais de estimação e plantas. Para evitar estresse e ansiedade nos bichinhos, deixe seu pet na casa de amigos, parentes ou locais especializados durante a mudança de apartamento.

Assim, você poderá levá-los para o imóvel quando tudo estiver pronto, sem correr o risco de que seu animalzinho escape ou se acidente durante a mudança da mesma forma. As plantas também devem receber atenção especial durante o transporte.

Se forem pequenas e leves, você mesmo poderá levá-las dentro de uma caixa organizadora, em seu carro. Entretanto, vasos e arranjos maiores podem ser transportados pela equipe de mudança, evitando acidentes.

O processo de mudança é visto como algo difícil e assustador por muitas pessoas. Afinal, nesse momento pensamos somente em uma quantidade enorme de caixas no imóvel desorganizado e nada em seu devido lugar.

No entanto, a mudança de apartamento pode ser fácil, simples e prazerosa quando esse processo é planejado e organizado. Para isso, basta colocar as dicas acima em prática. Assim, você e sua família poderão curtir a felicidade de mudar para um novo lar!

Está pronto para realizar sua mudança de apartamento sem bagunça e dores de cabeça? Então, conheça a Governess, personal organizer, parceira da Helbor, que pode ajudar nesse processo!

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais