Helbor na Imprensa

Canteiro de obras recebe exposição de arte

28/03/2023


Trabalhos de artistas consagrados serão expostos em prédio em construção que abrigará o primeiro hotel da rede W no Brasil

Uma das obras de arte mais conhecidas do artista venezuelano Carlos Cruz-Díez será exibida no meio de uma construção na capital paulista. A exposição será realizada entre o dia 29 de março e 1 de abril, no mesmo período em que acontece a SP-Arte.

A obra Inducción Cromática A Doble Frecuencia, do artista plástico Cruz-Díez, é de 2014, mede 2 x 20 metros e será exposta pela primeira vez em São Paulo, no 24º andar do prédio que abrigará o W hotel e Residences, da Helbor Empreendimentos S.A. e Toledo Ferrari, e o futuro hotel da rede W, o primeiro no Brasil, em São Paulo. Esse será o lançamento da plataforma Real Estate Of The Art, criada pela Helbor para fomentar a arte de novos artistas e expor obras já consagradas, tudo inserido no contexto da cidade, sempre em um de seus canteiros de obras de empreendimentos.

A exposição da obra de Cruz-Díez é uma homenagem ao centenário de nascimento do artista. Mas não será somente a obra do venezuelano que estará no meio de paredes com cimento exposto e materiais de construção. O W Hotel e W Residences São Paulo tem entrega prevista para o segundo semestre de 2023, enquanto o hotel deve iniciar suas atividades no próximo ano. A gestão hoteleira ficará a cargo da Marriott e o investimento no projeto foi de R$ 600 milhões. O prédio ocupa o icônico espaço que era do Via Funchal, uma área de 6 mil m² na vizinhança da Faria Lima com a JK. Serão realizadas quatro visitas guiadas para convidados, com direito a coquetel no meio da obra, e em seguida as inscrições para visitação serão abertas ao público.

A parceria da Helbor Empreendimentos S.A. com a Toledo Ferrari e a Galleria Continua também viabilizará a exposição e a presença do cubano Osvaldo González. Ele vai fazer intervenção em uma de suas obras durante o evento para reproduzir o cenário do interior da construção do prédio. Com a AM Galeria de Arte como parceira, a Helbor e a Toledo Ferrari viabilizarão também, no mesmo espaço, a exposição de Estela Sokol e de novos artistas plásticos residentes do Projeto Vai Passar, programa que tem como artista propositora Malka Borenstein e que visa compartilhamento de conhecimentos artísticos, experiências e convívio na estruturação de uma rede de artistas para produção e prática coletiva.

SOBRE CARLOS CRUZ-DÍEZ – Pintor, escultor e professor venezuelano, considerado uma das principais figuras da arte cinética. Nasceu na Venezuela em 1923 e sua carreia profissional, trabalhando e ensinando, foi entre Paris e Caracas. Em 1947, realizou sua primeira exposição individual no Instituto Venezolano-Americano. Morreu aos 95 anos, em julho de 2019, em Paris. SOBRE OSVALDO GONZÁLEZ – Nasceu em 1982 e formou-se na Escola Profissional de Artes Plásticas de Camagüey em 2000 e no Instituto Superior de Arte (ISA), em 2006, em Havana, Cuba. Realizou diversas exposições pessoais e coletivas pelo mundo. Em 2018, ganhou o Prêmio Aquisição de Melhor Artista Emergente na feira de arte Zona Maco, Cidade do México.

*Também publicado em Jornal de Brasília, Yahoo, Gowhere-Terra, Robb Report e MSN

Gazeta Regional – Suzano, 28 de março de 2023