27/11/2023

Checklist — Como realizar a vistoria de apartamento?

Helbor

Entenda o que é a vistoria de apartamento, qual a sua importância, itens que não podem faltar no checklist e como fazer para evitar problemas futuros.

Checklist — Como realizar a vistoria de apartamento?

Antes de se mudar, é fundamental que você realize a vistoria de apartamento. Esse processo busca identificar possíveis defeitos, que podem ser corrigidos para evitar problemas futuros. Ao mesmo tempo, verifica se tudo o que foi combinado na venda foi realmente cumprido.

Normalmente, essa é uma das últimas etapas de uma obra até a entrega das chaves. Porém, isso depende de você fazer essa verificação e garantir que tudo está dentro da conformidade. Por isso, é um processo detalhado, que exige a análise de diferentes aspectos.

Então, o que avaliar nesse checklist de vistoria de apartamento? Aqui, vamos explicar os principais critérios a considerar. Entenda!

O que é vistoria de apartamento?

A vistoria de apartamento é o processo de análise dos diferentes detalhes do imóvel vendido na planta, a fim de saber se os parâmetros definidos em contrato foram cumpridos. Assim, é possível encontrar problemas, danos e avarias, e solicitar sua correção. Por isso, abrange desde a pintura até as partes elétrica e hidráulica.

Essa análise costuma ser feita tanto na locação de imóveis quanto na venda de apartamentos na planta ou pronto. No entanto, ela é ainda mais relevante no caso de empreendimentos recém-construídos, já que existe o manual descritivo que guia o trabalho da construtora.

Por isso, o foco deste checklist de vistoria de apartamento é o imóvel vendido na planta. Afinal, pode acontecer da metragem ser inferior àquela definida na venda ou da vaga de garagem ser muito pequena.

Também podem faltar características previamente combinadas. No entanto, as situações mais graves são possíveis, rachaduras, infiltrações e vazamentos, que nunca devem estar presentes — especialmente, em um empreendimento novo.

Qual a importância da vistoria de apartamento?

A vistoria de apartamento é importante para identificar e documentar eventuais problemas de infraestrutura, assim como para assegurar que os elementos acordados no contrato estejam de acordo com o combinado.

Essa inspeção ajuda a evitar conflitos futuros e garante que qualquer necessidade de correção seja devidamente registrada e atendida.

Desse modo, ao descobrir que o piso não tem um bom acabamento, poderá solicitar a devida correção. Assim, esses detalhes demonstram a necessidade de ter rigor na análise. Isso porque os empreendimentos novos têm uma garantia para a reclamação de vícios aparentes. Por isso, se faz necessária a vistoria de apartamento.

O que levar para uma vistoria de apartamento?

  • câmera fotográfica ou do celular para registrar possíveis defeitos;
  • carregador do celular para testar as tomadas;
  • pano ou balde para verificar possíveis goteiras ou escoamento em áreas molhadas e pias;
  • papel e caneta para anotações;
  • fita métrica ou trena para demarcar as áreas defeituosas;
  • lanterna;
  • lâmpada de 110V e 220V para testar todos os bocais;
  • bolinha de gude para verificar o caimento da água nos ralos;
  • manual descritivo ou guia de vistoria para fazer comparações;
  • planta para analisar a metragem;
  • folders e materiais de divulgação para conferir se tudo foi desenvolvido como esperado.

Todos esses itens terão um objetivo específico durante o processo de análise. Eles ajudarão a testar todas as etapas e fazer um bom checklist para a vistoria de apartamento novo.

Checklist para vistoria de apartamento

1. Manual descritivo/guia de vistoria

O manual descritivo engloba todos os elementos que são necessários no apartamento. Por isso, ele deve estar presente para fazer a sua análise de forma completa.

Por exemplo, esse documento trará medidas, insumos e outros detalhes que precisam ser verificados. Os folders e outros materiais de divulgação também podem facilitar o processo.

2. Pintura

No quesito pintura, verifique se ela está correta e como foi feito o nivelamento. Veja se aparecem possíveis trincas, manchas, fissuras ou rachaduras. Ainda é importante verificar se há mofo ou partes amareladas nos ambientes molhados, como banheiro, área de serviço e cozinha.

Já no forro, teto, portas e janelas, veja se a pintura está uniforme e lisa, sem arranhões ou riscos. Confira, ainda, o reboco para evitar buracos ou bolhas de tinta.

3. Eletricidade

Analise a parte elétrica para observar se há problemas, tais como sinais de desgaste, fios desencapados ou danificados. Além disso, assegure-se de que todas as tomadas estejam funcionando corretamente. Verifique também os bocais, disjuntores, aquecedores e caixas de luz, utilizando um voltímetro ou outro dispositivo, caso seja necessário.

4. Parte hidráulica

É crucial garantir o funcionamento eficiente do sistema hidráulico. Assim, trata-se de um aspecto fundamental na lista de verificação do checklist de vistoria de apartamento.

O ideal é começar pelos banheiros. Então, abra as torneiras e deixe a água escorrer para identificar possíveis vazamentos. No vaso sanitário, acione a descarga. No piso do box, coloque as bolinhas de gude e veja se o movimento delas é em direção ao ralo.

Então, siga para a cozinha e faça o mesmo procedimento, assim como na área de serviço. Lembre-se de conferir se as louças sanitárias e os metais estão em bom estado e com as mesmas condições do manual descritivo. Um ponto bastante importante na parte hidráulica é o ponto de gás. Verifique se ele está devidamente fechado para evitar acidentes.

5. Pisos

Um problema oculto nos pisos é a existência de peças ocas. Então, caminhe sobre ele e também verifique se ele está desnivelado. Nesse caso, as bolinhas de gude podem, novamente, ajudar.

Além disso, analise se o revestimento está correto e se existe alguma peça com defeito. Outro detalhe importante é a cor do rejunte, porque uma coloração diferente em determinada área pode sinalizar infiltração.

6. Revestimentos e azulejos

Identifique se há trincas nos revestimentos e nos azulejos. Também veja se o material usado foi o mesmo do manual descritivo. Se tiver divergências, solicite a troca.

Além disso, confira se a instalação foi feita de forma adequada, sem peças ocas ou com rejunte solto, ou faltando. Se isso for identificado, marque o que está com defeito e anote no relatório de vistoria para a correção.

7. Portas e janelas

No caso de portas e janelas, veja se há riscos, manchas ou bolhas na pintura. Confira os batentes e os caixilhos também e teste a abertura e o fechamento. Além disso, experimente se as chaves das áreas internas e externas funcionam da forma adequada.

Nas esquadrias, identifique possíveis riscos, trincas ou lascas de vidros. Movimente as folhas e veja se elas apresentam alguma dificuldade ou se passam de um lado a outro com facilidade.

8. Área

A metragem útil também deve ser verificada nas vistorias de apartamento. Segundo a norma de desempenho das edificações, é possível ter uma variação de até 5% para mais ou para menos, quando comparado ao manual descritivo.

Se existir uma área externa privativa, inclua-a no seu checklist para vistoria de apartamento novo. Análise a metragem e todos os outros aspectos já citados.

9. Garagem

Muitas pessoas ignoram a vaga de garagem, mas ela faz parte da vistoria de apartamento e precisa ser considerada. Então, meça-a para saber se está conforme a planta definida. Isso é importante até para quem quer investir em imóveis, porque esse pode ser um diferencial.

10. Áreas comuns e de lazer

Por último, analise a situação geral da edificação. Veja se todas as áreas comuns foram entregues, qual é a condição dos locais de lazer, se as escadas e saídas de emergências estão de acordo com a legislação vigente etc.

Sempre analise se há extintores de incêndio, que são obrigatórios. Tudo isso fará você e sua família viverem em um local mais adequado e totalmente seguro.

Seguindo este checklist para vistoria de apartamento novo, você consegue adquirir o seu imóvel com mais tranquilidade. Além disso, sabe que ele está realmente de acordo com as normas vigentes e que não terá problemas a curto prazo.

Por isso, a vistoria de apartamento é muito importante. Embora represente a etapa final antes da entrega das chaves, a vistoria jamais deve ser subestimada, pois assegura que sua nova moradia atenda plenamente às suas necessidades.

Gostou de saber mais? Veja outras dicas seguindo as redes sociais da Helbor: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Resumindo

Como funciona a vistoria de um apartamento?

A vistoria de um apartamento funciona como um processo de análise para identificação de possíveis problemas estruturais. Ela deve ser feita na hora da entrega das chaves de um imóvel na planta. Assim, é possível garantir que todos os elementos prometidos foram implementados.

O que é avaliado na vistoria do imóvel?

A vistoria do imóvel avalia as condições gerais do apartamento, como as partes elétrica e hidráulica, fechamento e abertura de portas e janelas, estado da pintura e dos revestimentos etc. Tudo isso ajuda a ter mais qualidade na construção.

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais