06/11/2023

Como escolher bairros de São Paulo para morar?

Helbor

Como escolher bairros de São Paulo para morar? Veja dicas valiosas para escolher o local ideal para o seu estilo de vida e necessidades.

Como escolher bairros de São Paulo para morar?

Está em dúvida sobre qual dos bairros de São Paulo escolher para morar? Não se preocupe, você não é o único. Afinal, a capital paulista é uma das principais cidades do mundo e conta com variadas regiões para atender os desejos e anseios de todos. Por isso, escolher o melhor local para morar nem sempre é uma tarefa fácil.

Devido à sua importância, essa decisão deve ser tomada com base em critérios individuais. Isso porque, optar por um dos bairros de São Paulo envolve fatores pessoais, como estilo de vida, acesso a serviços essenciais e infraestrutura.

Se você precisa de ajuda nessa tarefa, continue a leitura a seguir. Nela, separamos o que você deve considerar na hora de procurar um local para morar e também os melhores bairros de São Paulo, segundo estudo feito pelo Governo do Estado em 2022. Confira!

O que considerar antes de decidir entre os bairros de São Paulo para morar

Para optar pelo melhor entre os bairros da capital, é importante considerar alguns fatores que são fundamentais. Para isso, entenda a rotina e as necessidades de todos os moradores ao avaliar os seguintes critérios.

Segurança

Ao priorizar um dos bairros de São Paulo para morar, a segurança deve ser um dos principais critérios avaliados. Por isso, informe-se a respeito da região.

Se puder, converse com vizinhos, confira o policiamento do bairro, presença de câmeras de segurança, iluminação das vias, mesmo se a casa ou apartamento escolhido for em um condomínio.

Comércio

A presença de comércio no entorno é outro fator a ser avaliado. Analise a presença de supermercados, farmácias, lojas de conveniências, lotéricas, bancos etc. Atualmente, é possível escolher condomínios que contem com comércio, por meio das fachadas ativas, que proporciona praticidade no dia a dia para os moradores.

Em diversos empreendimentos da Helbor, há a presença de um ComVem, marca da HBR Realty que traz o diferencial de um centro de conveniência integrado ao empreendimento. Além de proporcionar praticidade para os moradores do residencial, o ComVem conta com um mix de lojas totalmente pensado para a região, incluindo gastronomia, produtos e serviços.

Infraestrutura urbana

Outro fator a ser considerado é a infraestrutura do bairro. Ao eleger bairros de São Paulo para morar, é essencial para o bem-estar dos moradores que a região tenha calçadas em boas condições, iluminação pública, serviços de água e esgoto, coleta de lixo diária, bem como coleta seletiva.

Esses são serviços que, além de garantirem a segurança da população, contribuem para a valorização do imóvel.

Mobilidade adequada

A mobilidade urbana deve ser considerada na hora de priorizar um dos bairros de São Paulo para morar. Desse modo, avalie se as vias daquela região são sinalizadas adequadamente, a presença de ciclovias e também as condições de pavimentação para o deslocamento de pedestres.

Universidades e escolas

Em algumas áreas urbanas de São Paulo, você pode encontrar uma ampla gama de instituições de ensino, desde escolas públicas de alta qualidade até escolas particulares de renome.

Além disso, a proximidade com universidades pode ser um fator crucial para estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. Principalmente pela praticidade de morar em um dos bairros de São Paulo que fica perto da instituição de ensino.

Lazer

As possibilidades de lazer podem variar de um bairro para outro. Enquanto uma região é provida por bares, restaurantes e shoppings, outras podem ter mais áreas verdes, como os parques. Assim, é importante considerar as preferências de todos os moradores e inclusive as suas, ou buscar uma região que equilibre essas possibilidades.

Os melhores bairros de SP para morar

Sabendo o que deve ser considerado para optar por um dos bairros de São Paulo, é hora de conhecer um pouco mais sobre aqueles que, segundo o Mapa de Desigualdades, são os melhores para morar na capital paulista.

Pinheiros

Pinheiros está localizado na Zona Oeste de São Paulo. Um dos mais antigos bairros de São Paulo, fica entre as Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. Conhecido por sua vida boêmia, Pinheiros conta com opções de lazer para diferentes idades, como galerias de arte, cafés, estabelecimentos comerciais e lojas.

Entre seus locais famosos estão o Mercado Municipal de Pinheiros e a Feira da Benedito Calixto, conhecida por receber antiguidades e música ao vivo. Pinheiros também conta com excelentes meios de locomoção. São inúmeras estações de metrô, paradas de ônibus e ciclovias.

Perdizes

Parte da Zona Oeste de São Paulo, o bairro Perdizes é famoso por sua mobilidade urbana. Afinal, possui vias largas e com boa sinalização, como a avenida Sumaré.

Para quem não abre mão de mobilidade sustentável, Perdizes é uma das opções de bairros de São Paulo que oferecem ciclovias e acesso fácil ao metrô. Além disso, a região está repleta de bares e restaurantes, assim como áreas mais tranquilas e arborizadas.

Vila Mariana

Uma das regiões nobres e mais tradicionais da capital paulista, o bairro tem excelente variedade para mobilidade, como a estação Vila Mariana. Além de segurança, a região oferece uma gama de atrações culturais. Entre elas estão o Sesc Vila Mariana, Teatro Novo, Cinemateca Brasileira e a Casa Modernista.

Itaim Bibi

No Itaim Bibi, além de ótimas opções de moradia, estão grandes empresas, como o Facebook, Google e também instituições financeiras. Suas principais avenidas são as famosas Av. Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek.

Contudo, engana-se quem imagina que o Itaim Bibi é um dos bairros de São Paulo de paisagem exclusivamente urbana. É possível aproveitar a natureza e realizar atividades ao ar livre no Parque Novo, espaço ideal para passeios, piqueniques e esportes.

Consolação

Localizado no coração da cidade, o bairro da Consolação é um dos bairros de São Paulo mais tradicionais, repleto de história. Por estar em uma região mais central, está repleto de comércios e possui fácil acesso ao transporte público, além de possuir universidades e colégios ao seu redor. Desse modo, a Consolação é uma excelente opção para estudantes de diferentes idades.

Moema

Uma das ótimas opções dos bairros de São Paulo, está a localidade de Moema, suas ruas planas e agradáveis ganham nomes de pássaros e tribos indígenas. A mobilidade também é uma facilidade, visto que a região é atendida pela linha lilás do metrô. Sua localização torna o bairro um dos mais cobiçados da zona Sul.

Afinal, fica próximo de grandes avenidas, como a Bandeirantes, Ibirapuera, Paulista e Brigadeiro Luís Antônio. Além disso, está perto do Aeroporto de Congonhas. Um dos pontos altos do bairro é a presença do Parque Ibirapuera e do Shopping Ibirapuera, um dos maiores da capital.

Jardim Paulista

Com conceito de bairro-jardim, o Jardim Paulista surgiu na década de 1910. Desse modo, é um dos tradicionais de São Paulo. Próximo à Avenida Paulista, o bairro conta com diversas opções de lazer, como parques e shoppings.

Além disso, a principal linha de metrô do bairro é a Oscar Freira, da Linha 4-Amarela, porém existem outras estações próximas, como Brigadeiro e Trianon-Masp. Outro diferencial ao lado do bairro é a presença do museu mais famoso de São Paulo, o MASP, e o parque Trianon.

Bom Retiro

O bairro do Bom Retiro conta com fácil acesso por meio de importantes avenidas, como a Marginal Tietê, Santos Dumont e a Tiradentes. Essa região oferece infraestrutura completa para atender às necessidades dos moradores com comércios, bares, padarias, restaurantes, etc.

Quando falamos de lazer, o Bom Retiro é uns dos bairros de São Paulo, conhecido por abrigar uma das salas de concerto para música orquestral mais famosas. A Sala São Paulo, localizada em uma imponente estação de trem dos anos 1930. Além disso, o Parque da Luz oferece acesso à natureza com palmeiras e inúmeras esculturas.

República

Outro bairro localizado no coração da capital paulista, a República, está entre as regiões mais conhecidas da cidade. Por sua excelente localização, oferece boa mobilidade aos seus moradores.

A boa infraestrutura do bairro permite que seus moradores aproveitem diferentes opções de cultura, lazer e serviços. Além disso, neste lugar, encontram-se dois dos pontos mais famosos de São Paulo: a Praça da República e o Largo do Arouche.

Bela Vista

Outro bairro tradicional de São Paulo é Bela Vista. Essa região está entre a Consolação e a Liberdade, na área central da capital.

É uma das mais procuradas para se viver entre os bairros de São Paulo, incorporando lugares famosos como a Avenida Paulista e também a região do Bixiga, conhecida por sua forte imigração italiana. A gastronomia é um dos pontos altos do Bela Vista, com diversas opções de bares e restaurantes.

Santo Amaro

Se você procura tranquilidade, mas não abre mão de praticidade e excelente localização, o bairro Santo Amaro é o indicado.

Com ótima mobilidade, incluindo transportes públicos, a região conta também com grande quantidade de táxis e serviços de transporte por aplicativo. Outra vantagem é a variedade de comércios, serviços, escolas, supermercados, hospitais e farmácias.

Vila Olímpia

Entre os melhores bairros de São Paulo para morar está a Vila Olímpia. Essa região é conhecida por contar com ruas tranquilas e arborizadas. No entanto, compreende também restaurantes famosos, pubs sofisticados, as boates mais procuradas e também shoppings luxuosos. Entre eles, o JK Iguatemi, conhecido por suas lojas de grife, e o Shopping Vila Olímpia.

O bairro possui localização de grande destaque por sua proximidade com importantes vias como Brigadeiro Faria Lima, Bandeirantes, Santo Amaro e Marginal Pinheiros. Também está próxima do aeroporto de Congonhas.

Aclimação

A Aclimação faz parte dos locais mais agradáveis para se viver em São Paulo. Localizado no território central da capital, o bairro é um dos mais requisitados para morar dos últimos tempos. A região nobre passa a sensação de bairro pequeno ao mesmo tempo que oferece ampla infraestrutura e várias opções de comércio.

Situado nas proximidades da Avenida Paulista, o bairro desfruta de uma excelente acessibilidade devido à presença de várias linhas de ônibus e estações de metrô. A gastronomia é outro diferencial da região. Com variadas opções, a Aclimação conta com restaurantes veganos, vegetarianos e também de origem asiática.

Isso porque sua proximidade com o bairro da Liberdade proporcionou a disseminação de restaurantes provenientes de imigrantes coreanos. Outro benefício do bairro é o fácil acesso à área verde. O parque da Aclimação é um espaço amplo, repleto de natureza e ideal para passeios e exercícios ao ar livre.

Como encontrar os melhores imóveis para morar em SP

Para encontrar imóveis nos melhores bairros de São Paulo é preciso escolher uma empresa qualificada, com experiência no mercado imobiliário. A Helbor tem mais de 45 anos de trajetória e é uma das principais incorporadoras do Brasil. Fundada em Mogi das Cruzes, tem presença em 30 cidades, distribuídas em 10 estados e no Distrito Federal.

O objetivo da Helbor se concentra em desenvolver soluções e espaços que atendam às necessidades de moradia e trabalho. Além disso, visa fazer a gestão de todo o processo imobiliário, coordenando ações de fornecedores com responsabilidade e transparência, facilitando a compra e tornando-a mais segura para o cliente.

Assim, ao realizar o acompanhamento em todos os passos da compra do imóvel, você terá a satisfação e a segurança da aquisição de sua casa ou apartamento. Além desses compromissos, a Helbor oferece outros diferenciais, como:

• cumprimento de todos os aspectos prometidos; • compromisso com a entrega do empreendimento; • garantia de qualidade no atendimento ao cliente, comprovada pela conquista do selo Reclame Aqui (RA1000).

Portanto, agora que você sabe como escolher bairros de São Paulo para morar, garante um imóvel que atenda todas as necessidades de sua família com as melhores opções de empreendimento oferecidas pela Helbor.

Está pronto para escolher seu imóvel? Então, acesse o site da Helbor e conheça os empreendimentos desenvolvidos em diferentes regiões da cidade de São Paulo!

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais