04/12/2023

Quais são as principais áreas comuns de condomínio?

Helbor

Conheça as áreas comuns de um condomínio: piscinas, academias, salões de festas, entre outros. Saiba como aproveitar esses espaços compartilhados!

Quais são as principais áreas comuns de condomínio?

Escolher um bom condomínio faz toda diferença no momento de escolher sua casa ou apartamento. Afinal, contar com áreas comuns de condomínio contribui não só para a qualidade de vida de sua família, mas também na valorização do imóvel.

Se você está buscando um lugar para morar, confira algumas informações indispensáveis a respeito das áreas comuns, como vantagens e regras para uso.

O que são áreas comuns de condomínio?

As áreas comuns de um condomínio, são espaços compartilhados por todos os moradores, incluindo corredores, hall de entrada, elevadores, garagem etc. Elas são mantidas e gerenciadas pelo condomínio e regulamentadas por normas internas.

Alguns desses lugares podem exigir reserva prévia para o uso, como salões de festa, quadras esportivas, espaços gourmet, entre outros. Contudo, questões como essas costumam ser estabelecidas pelos moradores de forma conjunta dentro do regulamento interno, e podem variar de um condomínio para outro.

Qual a diferença entre área total e privativa?

A área privativa de um condomínio é o espaço exclusivo de um morador ou uma unidade. A determinação da área é feita pela construtora e registrada na matrícula do imóvel. Desse modo, a área privativa inclui espaços de um apartamento ou casa, como sala, cozinha, quartos, banheiros, áreas de serviço e até mesmo vagas de garagem.

Portanto, o espaço é de responsabilidade do morador. Já a área total é descrita como a soma da área privativa e áreas comuns de condomínio. Ou seja, envolve o apartamento e também o restante do empreendimento.

Quais as vantagens de ter áreas comuns no condomínio?

As áreas compartilhadas em condomínios oferecem praticidade, comodidade e conveniência para a família, além de promoverem a interação entre moradores. Inclusive, as áreas comuns, contribuem para valorizar a propriedade e criar um ambiente residencial mais atraente.

Desse modo, quanto mais áreas comuns o condomínio disponibilizar, mais vantajoso será para os moradores, em especial para aqueles com filhos. Além disso, os animais de estimação também podem contar com ambientes exclusivos. Muitas vezes, esse pode ser o fator decisivo para a compra. Veja a seguir, as principais vantagens.

Otimização do espaço do apartamento

As áreas comuns de um condomínio são uma forma de otimizar o espaço em um apartamento pequeno. Em empreendimentos que oferecem apartamentos mais compactos e direcionados para famílias menores, esses espaços são fundamentais para melhorar o dia a dia do morador.

Quando se deseja receber amigos ou familiares, por exemplo, é possível contar com a praticidade de espaços comuns como churrasqueira, espaço gourmet, ou mesmo a área kids para entreter a criançada.

Além disso, alguns condomínios oferecem espaços para coworking, com estrutura para se trabalhar e realizar reuniões. Por isso, ao comprar um imóvel de tamanho menor, é essencial conhecer as opções de áreas comuns, visto que poderão funcionar como uma extensão da residência.

Qualidade de vida

As áreas compartilhadas também contribuem para a saúde física e psicológica dos moradores. Pois, com a vida agitada, é comum deixar de realizar atividades prazerosas por cansaço ao fim do dia.

No entanto, as áreas comuns, como academias, piscinas, quadras esportivas, áreas verdes e outras, permitem que o morador tenha momentos de lazer e descanso a poucos passos de seu apartamento.

Dessa forma, o morador aproveita todos os espaços do empreendimento com sua família, criando boas memórias, desfrutando da estrutura e melhorando a qualidade de vida ao cuidar da saúde física e mental.

Praticidade no dia a dia

Uma das principais vantagens das áreas comuns de condomínios é a facilidade no dia a dia. Como vimos anteriormente, muitas vezes ao realizar alguma atividade de lazer pelo transtorno de precisar sair de casa novamente, enfrentar as tensões do trânsito etc.

Entretanto, um condomínio com áreas comuns oferece funcionalidade por meio de espaços como academias, por exemplo. Dessa forma, não há necessidade de acordar mais cedo para malhar ou enfrentar mais horas no trânsito para jogar tênis.

Em alguns condomínios, é possível praticar atividades físicas também com orientação de um profissional. Isso é ideal para crianças que estão aprendendo esportes ou praticando exercícios.

Outra praticidade está relacionada à recepção de convidados. Mesmo que seu apartamento conte com churrasqueira e área gourmet, nem sempre o espaço é suficiente para receber pessoas em casa. Além disso, em muitas situações, o residente prefere evitar a desordem no dia seguinte ou a presença prolongada de convidados em sua casa.

Desse modo, ao realizar as confraternizações nas áreas comuns destinadas, como salão de festa, sala de reuniões etc, poderá determinar um horário de finalização do evento, visto que a reserva do espaço deve ser feita com tempo limitado.

Além disso, outro fator interessante é que algumas áreas comuns do condomínio também contribuem na hora das compras. Isso porque, alguns empreendimentos já contam com supermercados, lojas, correios e outros serviços. Essa facilidade permite ao morador economizar combustível e, principalmente, tempo.

Socialização com os vizinhos, amigos e familiares

A interação é uma parte importante para o convívio em sociedade. Viver em um condomínio com áreas comuns auxilia no desenvolvimento de novas amizades, seja para as crianças e também para os adultos. Nesse sentido, uma boa forma de conhecer os vizinhos e interagir com outros moradores é frequentando as áreas comuns.

Segurança

A segurança é outra importante vantagem das áreas comuns de condomínio. Esses espaços são protegidos por segurança e vigilância 24 horas. Dessa forma, o morador e sua família podem usufruir dos espaços sem grandes preocupações.

O monitoramento torna o empreendimento seguro e valorizado. Por isso, é muito procurado por famílias que estão crescendo. Afinal, essa tranquilidade e segurança para criar os filhos não se pode encontrar em nenhum outro lugar.

Quais são as regras do uso das áreas comuns?

As áreas comuns são compartilhadas entre os moradores do condomínio. Por isso, para que exista organização nesses espaços e evitar problemas, é importante que regras sejam seguidas. Cada condomínio costuma definir as próprias regras, considerando a opinião dos moradores, do síndico e da administração. De forma geral, essa decisão ocorre em uma Assembleia Geral de Condomínio, pelo Regimento Interno. Entre as regras mais utilizadas em um documento como esse e que devem ser atendidas pelos moradores, estão:

  • solicitação da reserva do espaço por meio de livro ocorrência, zelador ou outro profissional responsável pelo condomínio;
  • reserva de espaços pode ser feita apenas por um morador adulto;
  • danos nas instalações, estragos em mobiliário e perda de utensílios devem ser atribuídos ao morador responsável pela reserva;
  • respeitar horários de uso das áreas comuns conforme acordado em regulamento interno;
  • manter a limpeza dos espaços de acordo com as regras acordadas;
  • entre outras.

Horário de funcionamento

O funcionamento de uma área comum deve receber atenção redobrada quando falamos a respeito das regras de convívio. De modo geral, os horários considerados são determinados pela Lei do Silêncio, que exige o controle do limite do volume de som durante o período. Ou seja, entre 8 da manhã até às 22 horas.

Quando isso não é respeitado, ou ainda o limite acordado na reserva, o morador pode receber multa. Caso a lei continue a ser desrespeitada, outras providências mais rígidas podem ser aplicadas.

Portanto, é fundamental respeitar o combinado ao reservar espaços comuns para uso próprio, como salões, churrasqueiras, e outros. Do mesmo modo, é necessário que o morador esteja ciente dos valores para reserva, como taxas para limpeza, por exemplo, e quantidade máxima de pessoas.

Autorização de visitas

Outro importante ponto é a autorização de visitas nas áreas comuns do condomínio. Familiares e amigos dos moradores são classificados como visitas. Dessa maneira, podem acessar as áreas comuns, desde que o morador tenha autorizado previamente.

Desse modo, é possível que alguns espaços comuns sejam aproveitados pelos moradores, seus familiares e amigos quando não estiverem sendo usados por outros condôminos. Assim, como o agendamento do espaço, a quantidade de visitas para a confraternização na área comum também deve ser informada.

Para garantir a segurança das visitas e dos moradores, é exigido que cada um dos convidados se identifique quando entrar no condomínio, apresentando seus dados pessoais. Além disso, o morador deve entender que seus convidados também deverão seguir as regras estabelecidas no regimento interno.

Quais são as principais áreas comuns em um condomínio?

As áreas comuns podem variar de um condomínio para o outro. Normalmente, os espaços mais desenvolvidos são ambientes para estudos, organização de eventos, práticas esportivas e lazer. Entre as principais áreas comuns destinadas para atender às necessidades coletivas dos moradores, estão:

  • Portaria;
  • Playground;
  • Salão de festa;
  • Churrasqueira;
  • Quadras esportivas;
  • Espaço fitness;
  • Brinquedoteca;
  • Gourmet;
  • Piscinas;
  • Garagem;
  • Áreas verdes;
  • Espaço Pet;
  • Salão de jogos;
  • Jardins;
  • Escadas;
  • Elevadores;
  • Hall de entrada.

Como encontrar um apartamento com as áreas comuns ideais para suas necessidades

Você viu que as áreas comuns de condomínio são essenciais para que o morador tenha a experiência completa, mesmo vivendo em um apartamento. Por isso, considere os benefícios que esses espaços oferecem para você e sua família e considere como a melhor opção para moradia.

Encontrar o apartamento ideal em um condomínio com tantas vantagens nem sempre é algo fácil. Entretanto, você pode contar com os melhores profissionais da área para isso com ajuda da Helbor.

A Helbor Empreendimentos é uma incorporadora imobiliária com mais de 45 anos de existência. Preocupada em fazer a gestão de todo o processo imobiliário, a empresa coordena a ação de fornecedores com responsabilidade e transparência, facilitando a compra e tornando-a mais segura.

Atualmente, a Helbor já desenvolveu mais de 265 projetos que ultrapassam 8 milhões de m² de empreendimentos entregues, em lançamento ou em construção. A incorporadora está presente em 30 cidades de 10 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Trata-se de uma empresa que se concentra em desenvolver soluções e espaços que atendam às necessidades de moradia e trabalho. Além desses compromissos, a Helbor oferece outros diferenciais, como:

  • cumprimento de todos os aspectos prometidos;
  • compromisso com a entrega do empreendimento;
  • garantia de qualidade no atendimento ao proprietário, comprovada pela conquista do selo Reclame Aqui (RA1000).

Valorizando sempre o que há de melhor no mercado, a Helbor busca inovação, praticidade e qualidade para seus clientes. Atualmente, a incorporadora oferece opções de condomínio clube. Esse empreendimento é focado em suprir as necessidades dos moradores, oferecendo ampla possibilidade de lazer e serviços.

Com tudo à disposição e em um só lugar, é possível facilitar a vida do morador, diminuindo tempo no trânsito, espera e garantindo a segurança em todas as atividades. Tudo isso a poucos metros de sua casa ou apartamento.

Se você está buscando uma incorporadora séria, com experiência no mercado imobiliário e empreendimentos sólidos, a Helbor é a melhor opção. Afinal, acompanha o cliente em todos os passos da compra de imóvel, elevando a satisfação e garantindo a segurança da aquisição de sua casa ou apartamento.

Acesso o site da Helbor e conheça agora mesmo nossos empreendimentos!

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais