21/11/2023

Apartamento Studio: características e para quem é indicado

Helbor

Saiba o que é um apartamento studio, as diferenças para loft, kitnet e flat, para quem é recomendado, as vantagens e onde encontrar um para morar.

Apartamento Studio: características e para quem é indicado

O mercado imobiliário está sempre em inovação e a da vez é o apartamento studio. Com um design inteligente e localização estratégica, essas residências atraem tanto moradores quanto investidores devido à sua praticidade e facilidade de locomoção.

Essa tendência é retratada no Anuário do Mercado Imobiliário 2022, do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi/SP). Segundo o levantamento, no ano de 2022, na cidade de São Paulo, de 75,7 mil unidades de imóveis residenciais lançados, 19,9 mil unidades eram compostos por um dormitório, representando uma parcela de 26% do total.

Portanto, esse dado reflete um notável aumento na construção de empreendimentos com unidades do tipo studio, uma vez que o número total de lançamentos em 2012 era apenas de 4,8 mil.

Em relação às vendas, 20,4 mil unidades foram comercializadas, representando 29% do total de imóveis de um dormitório. Esse número demonstra um crescimento notável, considerando as 4,2 mil unidades transacionadas em 2012.

Mas para quem os apartamentos studio são indicados? O que os caracteriza? Vamos explicar neste post. Confira!

O que é apartamento studio?

O apartamento studio é um imóvel com espaço único, que pode ter uma divisória para o dormitório. Normalmente, tem uma metragem média de 30 m² e integração dos outros ambientes, com exceção do banheiro. Além disso, tem uma localização estratégica na cidade, próximo a uma área com ampla infraestrutura de serviços e lazer.

Esse tipo de imóvel também se caracteriza pelo conforto e funcionalidade. Ou seja, apesar de ser um ambiente pequeno, o apartamento studio acomoda os moradores com tranquilidade. Devido à sua configuração de espaço aberto, sem divisórias entre a sala e a cozinha, é possível otimizar a utilização do ambiente para acomodar os móveis de maneira mais eficiente.

Por fim, o pé-direito costuma ser duplo, porque isso garante uma amplitude vertical ao ambiente e uma circulação melhor. Ou seja, mesmo com um local pequeno, o apartamento do tipo studio é ideal para quem quer ter uma vida prática e uma economia de custo com manutenção.

Ele tem fácil manutenção e serve bem para qualquer pessoa que tenha uma rotina intensa, mas ainda deseja ter conforto ao chegar em casa. Ao mesmo tempo, é uma boa opção para quem quer sair do aluguel, para adquirir um imóvel com preço acessível.

Apartamento studio: qual a diferença para loft, kitnet e flat?

A diferença de apartamento studio para loft, kitnet e flat é a funcionalidade. O primeiro tem ambientes integrados e uma metragem média de 30 m². O segundo tem poucas ou nenhuma divisória e um estilo mais industrial. Seu tamanho costuma ser de 50 m².

A kitnet é mais simples e popular, com poucas ou nenhuma parede interna. Apenas o banheiro é separado, mas o foco não é a funcionalidade nem o conforto. Já o flat é uma moradia similar a um quarto de hotel. Ele inclui refeições, limpeza diária e outros serviços incluídos. Ainda assim, tem uma pequena cozinha e pode ter mais de um quarto, sendo que os ambientes são divididos.

Para quem o apartamento studio é recomendado?

O apartamento studio é recomendado para pessoas solteiras e investidores, principalmente. Nessas categorias, estão incluídos estudantes, quem está começando sua vida profissional, casais sem filhos e idosos que procuram praticidade. Por isso, é uma boa oportunidade para quem deseja investir em imóveis, seja para vender ou alugar, seja pensando no futuro.

Essa também é uma boa alternativa para profissionais que já têm uma casa ou apartamento com sua família, mas precisam ficar em outra cidade durante a semana. Assim, é possível ainda garantir funcionalidade e conforto, mesmo ficando longe do lugar em que realmente vive.

Quais as vantagens de morar em um apartamento studio?

As vantagens de morar em um apartamento studio são que o ambiente é otimizado, a localização é estratégica e o custo-benefício. Além disso, de fácil manutenção e infraestrutura moderna e completa. Ou seja, esse tipo de imóvel tem tudo o que você precisa para viver com qualidade.

Entenda melhor cada uma das vantagens de morar no apartamento studio.

O espaço é otimizado

Por ter os ambientes integrados, o espaço do apartamento do tipo studio é otimizado. Dessa forma, há mais conforto. Além disso, poderá criar divisórias para o quarto usando parede, revestimentos, biombos, placas de vidro coloridas etc.

Isso torna esse imóvel mais inteligente e compacto. Afinal, há lugares adaptáveis, móveis pequenos e com dupla funcionalidade e outras características que facilitam o dia a dia.

A localização é estratégica

Os apartamentos studio são localizados em regiões estratégicas da cidade ou dentro de um condomínio clube, por exemplo. De toda forma, os moradores têm acesso a uma infraestrutura de lazer e serviços totalmente completa.

Assim, o imóvel sempre está perto de uma rua movimentada ou com fácil acesso a transporte público. Muitos ficam perto do centro cultural ou comercial da cidade. Ou seja, com facilidade para ir a supermercados, hospitais, farmácias etc.

Há melhor custo-benefício

Normalmente, os apartamentos estúdio apresentam melhor custo-benefício por serem compactos devido à metragem menor. Portanto, essa é uma boa opção para investir ou para começar a sua vida imobiliária, tendo a oportunidade de se mudar posteriormente para um lugar maior.

Além disso, há uma boa procura por esse tipo de imóvel no mercado, tanto por investidores que desejam alugar o espaço como para quem deseja locar. Dessa forma, há mais versatilidade para alugar o ambiente, caso esse seja o seu objetivo. Isso porque você pode alugar de forma mensal ou por diárias.

No entanto, é importante destacar que é necessário entrar em contato com a administração do condomínio a fim de verificar se essa alternativa está em conformidade com as normas estabelecidas, bem como para compreender quais são as diretrizes para o aluguel da propriedade.

A manutenção é mais fácil

A metragem menor também facilita a manutenção e a limpeza. Ainda é possível economizar com energia elétrica e outros fatores, já que o espaço é menor.

A infraestrutura é moderna e completa

Ao morar em um apartamento studio, você vive em um espaço com arquitetura otimizada e moderna. Os edifícios ou condomínios também tendem a ser mais completos, com academia, minimercado etc.

Onde encontrar apartamentos studio para morar ou investir?

Você pode encontrar apartamentos studio para morar ou investir, especialmente, nas grandes cidades. A Helbor está presente em São Paulo e em Mogi das Cruzes com as melhores opções de imóveis com essa característica. Algumas delas são:

Helbor Open Mind

Localizado na Zona Sul de São Paulo, a poucas quadras do Morumbi Shopping, está o Helbor Open Mind, que oferece unidades de apartamento studio entre as opções de plantas disponíveis. O projeto é único com piscina e vista deslumbrante da capital paulista. No térreo, há um espaço integrado. No empreendimento ainda há academia e 3 andares de lazer exclusivo na cobertura.

Metropolitan Vila Nova by Helbor

A apenas 800 m do Parque Ibirapuera, está o Metropolitan Vila Nova by Helbor, que disponibiliza unidades de apartamento studio entre as opções de planta. Esse empreendimento está em uma região privilegiada, com muitas áreas e praças arborizadas, boas instituições de ensino, lojas renomadas e alta gastronomia. Ainda tem brinquedoteca, piscina, solarium e outras áreas de lazer.

Helbor B Liv

Localizado no melhor ponto do Brooklin, o Helbor B Liv tem piscina, playground, pet place, quadra etc. Ainda fica perto do metrô, mais especificamente da Estação Campo Belo, além de shopping centers e da Berrini.

Ou seja, há várias opções de apartamento studio para você aproveitar. Afinal, esse é um imóvel bastante solicitado por todas as suas características, especialmente praticidade e conforto.

Então, que tal saber mais sobre estes apartamentos? Acesse o site da Helbor e conheça os nossos empreendimentos!

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais