21/08/2023

Comprar apartamento na planta ou pronto para morar? Entenda

Helbor

Comprar um apartamento na planta ou pronto? Avalie as vantagens de cada modalidade, como personalização e prazo de entrega, e faça uma decisão consciente para o seu novo lar. Saiba mais!

Comprar apartamento na planta ou pronto para morar? Entenda

A hora de comprar o imóvel próprio é um dos momentos mais felizes de uma família. Contudo, escolher entre um apartamento na planta ou pronto pode ser um desafio. Para não errar nessa aquisição tão importante, separamos algumas informações fundamentais sobre este assunto.

Aqui, você conhecerá a diferença entre apartamento na planta ou pronto, e o que considerar antes de escolher entre um deles. Continue a leitura!

Qual a diferença entre apartamento pronto ou na planta?

Antes de escolher entre um apartamento na planta ou pronto, é importante que você entenda melhor cada um deles. Afinal, são duas opções distintas. Portanto, somente conhecendo melhor você poderá avaliar qual preenche melhor suas necessidades.

Apartamento pronto

O apartamento pronto está disponível para morar. Assim, a principal vantagem dessa residência é saber exatamente o que você está adquirindo. Isso porque, é possível visitar o ambiente, conhecendo todos os espaços do apartamento pronto antes de fechar negócio.

Imóvel na planta

O imóvel na planta é aquele que pode ser comprado antes de ser construído ou em fase de construção. Dessa forma, é possível que o comprador negocie o empreendimento na etapa de lançamento ou durante as obras.

Uma das principais vantagens de comprar um imóvel na planta é a facilidade de pagamento por meio de parcelas durante sua construção.

O que considerar antes de escolher apartamento na planta ou pronto?

Antes de escolher entre o apartamento na planta ou pronto, você precisa considerar alguns pontos importantes para a compra. Afinal, essas opções apresentam vantagens e desvantagens. Por isso, é importante avaliar qual deles atende melhor conveniências.

Prazo de entrega do apartamento na planta e a possibilidade de atrasos

Você deve entender que ao comprar um apartamento na planta é importante ter paciência. Afinal de contas, é preciso aguardar que o empreendimento fique pronto. Uma boa opção é analisar em quanto tempo você deseja mudar.

Além disso, conte com a possibilidade de atrasos na entrega. Se a sua mudança for com urgência, o imóvel pronto é a melhor alternativa. Afinal, após o pagamento da entrada e financiamento do valor restante, o comprador terá o apartamento disponível para se mudar.

Possibilidade de personalização

Um imóvel pronto pode ser personalizado, entretanto é necessário investir um dinheiro a mais após a compra do apartamento e, muitas vezes, isso pode não ser viável.

Já um imóvel na planta permite que o proprietário personalize o interior da forma que preferir, alterando revestimentos, diminuindo ou mesmo aumentando cômodos. Basta avaliar as condições da incorporadora responsável pelo projeto.

Facilidade para aquisição

O apartamento na planta pode ter custo menor que um imóvel pronto. Por ainda estar em fase de lançamento ou obras, esse apartamento exige 30% do montante total para entrada e a possibilidade de negociação do valor restante em parcelas diretamente com a empresa construtora ou incorporadora.

Dessa forma, até a entrega das chaves e mudança, o proprietário terá um período para quitar o valor da entrada e, posteriormente, financiar o restante.

Já o imóvel pronto conta somente com a possibilidade de financiamento do valor fora a entrada, que deve ser de 30% do valor do imóvel no ato da compra.

Documentação

Em relação à documentação, um imóvel na planta exige menor preocupação com a burocracia. Isso porque, a assinatura firma a compra e venda, e não um contrato definitivo.

Além disso, por ser um imóvel pronto, não envolve terceiros. Da mesma forma, o apartamento pronto pode apresentar essa facilidade, desde que não seja usado.

Perspectiva de valorização

O imóvel na planta é uma oportunidade de adquirir um apartamento com menores preços no mercado. Contudo, quando as obras terminam e a unidade está pronta para ser habitada, o imóvel é valorizado.

Do mesmo modo, um imóvel pronto pode ter valorização no mercado imobiliário de acordo com melhorias na região em que está localizado, como escolas, vias de acesso, comércios, bancos e faculdades.

Afinal, qual a melhor opção?

Investir em um apartamento na planta é uma alternativa fácil para obter um imóvel próprio, em condições financeiras que podem ser mais favoráveis para seu bolso.

No entanto, um apartamento pronto permite que você conheça e avalie a infraestrutura completa, medidas dos cômodos e conta com a possibilidade de mudança imediata.

Por isso, escolher a melhor opção envolve analisar as necessidades individuais. Assim, você pode entender qual dessas oportunidades atendem melhor às suas exigências.

Agora que você já sabe o que verificar ao escolher entre um apartamento na planta e um novo, é importante ter calma e colocar essas informações na balança.

Somente dessa forma você poderá decidir o melhor para sua vida. Para acertar na compra independente da sua decisão, escolha uma empresa séria e comprometida, com profissionais qualificados e empreendimentos de qualidade, como a Helbor.

Temos 45 anos de experiência e somos uma das principais do Brasil no segmento imobiliário. Fundada em Mogi das Cruzes, tem presença em 30 cidades, distribuídas em 10 estados e no Distrito Federal.

Além desses compromissos, a incorporadora Helbor oferece outros diferenciais, como: • inovação sob medida; • cumprimento de todos os aspectos prometidos; • compromisso com as entregas, que são feitas no prazo; • garantia de qualidade no atendimento ao proprietário, até mesmo com o selo RA1000.

Agora que você já tem as informações para escolher entre o apartamento na planta ou pronto, conheça os empreendimentos da Helbor e encontre o imóvel ideal para suas necessidades!

A nossa história começa dentro de casa, com a nossa família, e temos orgulho de ser uma empresa familiar.

Saiba mais